Propostas Autárquicas





Organização eficiência e transparência



Valorização do estuário do Tejo.
Recuperar e promover o observatório de aves do Saldanha. Construir passadiços no estuário do Tejo, entre o cais dos pescadores e a lançada, oferecendo ao cidadão a possibilidade de desfrutar de paisagem natural e observatório de aves. Promover o debate sobre como aproveitar o potencial do estuário junto da população, escolas e outras entidades locais de modo a fomentar a criatividade e captar sugestões.

Criação do pelouro do Rio.
Criar um pelouro dedicado ao desenvolvimento e à exploração do Rio no sentido de afirmar a sua importância no desenvolvimento da cidade. Criar este pelouro significa responsabilizar o executivo pelo reflexo de incluir o Rio nos planos, nas discussões e nas estratégias.

Transformar a organização dos serviços no sentido da adoção de práticas ágeis.
Levar a organização de todos os serviços às práticas ágeis em uso no mundo empresarial, com o objetivo de aumentar a eficiência dos mesmos.

Aposta na requalificação e formação especializada dos funcionários Municipais.
Criar e executar um plano de formação com objetivos claros de capacitar os funcionários nas suas funções com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços, transformado os serviços no sentido os tornar customer centric.

Criar protocolo de recursos partilhados entre os concelhos adjacentes.
Criar protocolos com os concelhos adjacentes (por exemplo, Alcochete, Palmela e Moita) para otimizar a utilização de recursos municipais, aumentando a eficiência da autarquia e reduzindo os custos do material.

Evento "Pequeno almoço com o Presidente" uma vez por mês.
Criação de um evento mensal em que o Presidente da Câmara toma o pequeno almoço com um grupo de munícipes (previamente inscritos). Esta proposta visa promover a transparência autárquica e facilitar o acesso ao Presidente por parte do munícipes, de modo a que estes possam ver clarificadas questões que possam ter sobre a autarquia, de uma forma próxima e humana.





Tecnologia e Inovação




Tornar o Montijo numa Smart City.
Integrar tecnologia IoT nas infraestruturas urbanas e municipais com o objetivo de tornar a cidade mais eficiente e zero desperdícios. Integrar inteligência artificial no planeamento de trabalho e rotas. Procurar garantir a total cobertura de internet de qualidade por WiFi gratuito nos principais espaços públicos.

Desenvolvimento de aplicação para reporte de incidentes ou anomalias.
Desenvolvimento de aplicação móvel (e web), integrada com uma plataforma de gestão de incidentes, onde os munícipes podem reportar incidentes ou anomalias nos seus bairros, cidade ou freguesia. Esta medida tem como objetivo agilizar o diagnóstico de possíveis problemas existentes no município, para que estes possam ser resolvidos o mais rapidamente possível.

Acelerar a digitalização e a desmaterialização de processos e procedimentos.
Ações como a digitalização dos serviços, ou soluções como sistemas de gestão de ocorrências apoiadas nas redes sociais e tirando partido da inteligência artificial têm de fazer parte da realidade dos nossos serviços. Esta modernização permitirá libertar os funcionários de trabalhos menores e repetitivos para se dedicarem a atividades de maior valor para a câmara, para o concelho e para os munícipes.

Criação de mapa turístico do concelho.
Criação de mapa turístico do concelho do Montijo. Este mapa estaria disponível numa App (Visit Montijo) disponibilizada gratuitamente, onde se pode encontrar pontos de interesse espalhados pelo concelho (tais como restaurantes e museus), a rede de ciclovias existentes, etc. Esta proposta tem o objetivo de promover turismo no concelho, dinamizando a região e o comércio local.

Criar portal digital que promova a adoção de animais do canil municipal.
Criação de um portal digital, integrado com as redes sociais, para promover a adoção de animais do canil municipal. Este portal poderá funcionar também como fonte de contacto direto entre os munícipes e o canil municipal, de modo a que estes possam tirar as suas dúvidas sobre animais recém-adotados ou que queiram vir a adotar.





Saúde, Desporto e Bem-Estar




Cartão de saúde do Montijense.
Negociar condições para a criação do cartão de saúde do Montijense, permitindo a este o acesso a serviços de saúde privados a preços convencionados e comparticipados pelo município, de acordo com a sua capacidade financeira. Este cartão estará disponível para quem não beneficie de outras soluções equivalentes como a ADSE ou um seguro de saúde custeado pela empresa.

Construção de novas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
Aposta na construção de novas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais e na requalificação e boa manutenção das existentes, nas Freguesias do concelho.

Avaliar e replanear a rede de coletores de águas pluviais.
Resolver de vez o problema das inundações recorrentes da baixa do Montijo. Para tal propomos a investigação das causas e a implementação de medidas que as resolvam.

Impulsionar os desportos aquáticos reordenando, se necessário, a navegabilidade e a orla costeira. O Montijo tem de ser verão, tem de ser uma cidade também virada para o rio. O potencial do Tejo no desporto e lazer tem de ser explorado. Deve ser estudada a forma de impulsionar os desportos aquáticos reordenando, se necessário, a navegabilidade e a orla costeira. É preciso criar as infraestruturas de apoio e lançar um concurso público para encontrar promotores interessados em desenvolver e explorar este complexo.

Promover o desporto com a criação provas emblemáticas.
Criar provas apoiadas pelo município em desportos como corrida, BTT e Ciclismo, Desportos náuticos, entre outros.

Reabilitação do pavilhão gimnodesportivo do Montijo.
Reabilitação do pavilhão gimnodesportivo do Montijo e renaming para elevar o nome de um desportista local.

Criação de parques caninos.
Criação de parques caninos, de modo a que os cidadãos que possuem um animal de estimação possam ter um sítio específico para o passear e para conviver com outros donos, com todas as condições necessárias para o efeito.





Mobilidade e Transportes




Ligação fluvial por "Taxi Boat".
Promover um local de embarque para táxi boats, promovendo junto das entidades competentes um projetos de implementação de rotas para a interligação de cidades das margens do rio Tejo. Adicionalmente promover as condições necessárias para a prática de passeios turísticos por barco, apoiando também na divulgação dos mesmos.

Promover a ligação fluvial Montijo - Parque das nações. Muitos dos habitantes do Montijo trabalham no Parque das Nações em Lisboa. Esta rota fluvial irá aliviar o trânsito na ponte e também aumentar o interesse de empresas sedeadas na zona oriental de Lisboa e que apostam em escritórios em outras zonas periféricas da cidade deixando o Montijo de fora por falta de acessibilidades. Esta ligação colocará o Montijo a 15 minutos da antiga Expo e a 25 do aeroporto por transportes públicos.

Requalificação do eixo Montijo-Seixalinho.
Requalificar a estrado do Seixalinho criando as condições há muito devidas àquele eixo de ligação a um dos pontos mais importantes de ligação à cidade de Lisboa. Execução da obra integrando todos os aspetos de mobilidade: o transporte público, a deslocação pedonal, a ciclovia e o transporte individual.

Aumentar o número de postos de carregamento para viaturas elétricas.
Negociar e apoiar a implantação de mais postos de carregamento, em particular nos estacionamentos urbanos: Cais do Seixalinho, Cais do Vapor, praça Gomes Freire de Andrade.

Deslocalizar o terminal rodoviário do centro da cidade para a periferia.
Deslocalizar o terminal rodoviário da TST do centro da cidade para a sua periferia, reduzindo assim o tráfego pesado e as emissões de carbono no centro da cidade, contribuindo para uma melhor qualidade do ar e qualidade de vida dos habitantes.

Reordenar o trânsito e o estacionamento.
Replanear a circulação automóvel no Montijo coordenando com a melhoria da rede de transportes públicos, com o objetivo de dar aos Montijenses e a quem visita o Montijo a opção de se deslocar sem carro. Corrigir o caos do estacionamento em algumas das zonas da cidade criando alternativas para o estacionamento de viaturas e fazendo cumprir a lei.

Ligação por metro de superfície aos concelhos do Arco Ribeirinho, estendendo tal ligação até à atual linha do Metro Sul do Tejo. Dar continuidade à expansão do metro de superfície na Margem Sul, ligando o Montijo aos concelhos adjacentes e a outros mais distantes.

Revitalização urgente das estradas urbanas.
Criar um plano de monitorização e manutenção das vias públicas com o objetivo de eliminar os problemas identificados e resolver outros que venham a ser identificados, em menos de 48h.

Melhorar a sinalização de zonas críticas de trânsito.
Melhorar a sinalização de zonas críticas de trânsito colocando LEDs para passadeiras e lombas no interior das avenidas urbanas a fim de condicionar a velocidade de circulação de modo a evitar acidentes, em particular atropelamentos, como os que têm acontecido em frente à fábrica da Isidoro.

Criar estacionamentos de bicicletas.
Criar estacionamento seguro para bicicletas, seja com soluções de box, seja por colocação dos parques dentro das escolas. A colocação de boxes privilegiará os pontos de comutação como o Cais do Seixalinho.

Implementar um sistema de partilha de bicicletas (bike sharing).
Implementar um sistema de partilha de bicicletas (bike sharing), disponibilizando pontos de recolha estrategicamente distribuídos pelo concelho.

Expansão da atual ciclovia para ligar aos concelhos vizinhos.
Expandir a atual ciclovia e criar vias cicláveis até São Francisco/Samouco para fazer toda a ligação até Alcochete. Expandir também para Sarilhos Pequenos/Grandes até praia do Rosário (ligação à Moita).

Criação de uma rede de ciclovias no concelho.
Prever uma rede de ciclovias e vias cicláveis que criem uma maior mobilidade para permitir a utilização da bicicleta como meio efetivo de transporte. Esta rede terá novas ciclovias e vias mistas interligadas e distribuídas por toda a cidade num primeiro mandato e por todo o concelho no futuro.

Reabilitação via pública, construindo e reabilitando passeios pedonais.
Reabilitação via pública, construindo e melhorando passeios pedonais, tendo atenção à circulação de pessoas com mobilidade reduzida (como, por exemplo, rebaixando os passeios nas passadeiras).

Melhorias do acesso de saída da P. V. Gama para a cidade.
Repensar o acesso à A33 e consequentemente à Ponte Vasco da Gama, de modo a simplificar o acesso e reduzir o trânsito.






Economia e Emprego



Redução da carga fiscal do munícipe
Redução do IMI para a taxa mínima e devolução gradual dos 5% do IRS consignado ao município.

Rever o PDM para permitir a construção de imóveis dedicados à atividade empresarial, como centros de competências e espaços de co-working.
Criar condições para a integração de centros de competências na malha urbana do Montijo, trazendo emprego qualificado e bem remunerado e, também, animar as ruas da cidade. Para isso será necessário rever o PDM de modo a criar uma visão e um plano para esta revitalização económica, social e patrimonial.

Atrair e fixar um polo de ensino superior no concelho.
Fixar um polo de ensino superior no concelho, com o objetivo de atrair estudantes para o Montijo, de modo a dinamizar a região, preencher (e criar) empregos qualificados e providenciar uma oferta de ensino superior aos jovens da região.

Criação de uma Marca “Montijo”.
Criação de uma Marca “Montijo”, para dinamização económica da cidade a atração de turismo. Começando por lançar um concurso de ideias para o nome da marca.

Isenção de taxas e impostos municipais em zonas especificas e negócios específicos.
Relançamento do comércio tradicional e captação de novas lojas no centro histórico da cidade, implementando uma isenção de taxas e impostos municipais para determinados negócios que se instalem em zonas especificas para onde se tenha traçado um plano estratégico de recuperação do comércio tradicional.

Reposicionamento do concelho do Montijo como capital do Porco.
Reposicionamento do concelho do Montijo como capital do Porco, através de medidas de promoção desenhadas em conjunto com a indústria transformadora existente no concelho. Esta medida passa pela criação da Feira Gastronómica do Porco e da Cerveja Artesanal, a ser realizada em anos alternativos aos da Feira Nacional do Porco.






Coesão e Responsabilidade Social



Educação Digital Sénior 4.0.
Criar um programa de educação digital direcionado para os nossos seniores com a capacidade de ser móvel, servindo assim todas as freguesias do Município. O objetivo é promover a aquisição de competências digitais nas populações mais seniores, com a ambição de os tornar autónomos na utilização de alguns canais digitais institucionais e na utilização da internet de forma geral.

Programa de voluntariado sénior.
Criar um programa de voluntariado dirigido para a população sénior, trazendo-os de volta à vida ativa para ajudarem a vigiar e a zelar pelo bom estado de conservação dos equipamentos e pela qualidade de manutenção dos espaços públicos.

Olimpíadas seniores.
Dinamizar a vida ativa no concelho através de exemplos e eventos. As Olimpíadas Seniores são uma coleção de competições dedicadas aos nossos seniores e que incluem jogos tradicionais, sueca, malha, entre outros. Associado a este evento estarão também as olimpíadas "avós e netos" para promover laços entre gerações.

Criação de horta comunitária.
Criação de horta comunitária, de modo a criar um lugar de convívio, lazer e aprendizagem para os seus utilizadores e para a comunidade local (por exemplo, escolas).






Turismo, Desenvolvimento e Internacionalização


Feira Popular do Montijo.
Capitalizar sobre as festas do Montijo tornando-as permanentes, criando assim uma feira permanente no Montijo. O espaço vai contar com um palco para eventos ao ar livre. Irá contar com diversões pouco habituais das festas, como uma montanha Russa com looping e uma roda gigante.

Construção de um "Food Court" no centro do Montijo.
Construção de um mercado com múltiplos espaços de restauração, criando assim um diferente conceito de restauração no Montijo, disponibilizando vários tipos de cozinha do mundo. Este mercado estará inserido no projeto da Feira Popular do Montijo.

Dinamização do centro histórico e zona ribeirinha.
Dinamizar o centro histórico e a zona ribeirinha através da criação de concessões, espaços de diversão para crianças, promoção de programas de animação de rua com caráter regular, etc. O objetivo é fazer com que as pessoas queiram passar o seu tempo livre no centro do Montijo, de modo a dinamizar a cidade e o ajudar o pequeno comércio.

Passeios da fama - Walk of fame.
À imagem do que se faz em Hollywood, Cracóvia ou Cannes, “Os passeios da fama” é uma iniciativa que pretende imortalizar os grandes nomes da cultura, da ciência e do desporto nacional, assentando no chão de ruas escolhidas para o efeito, “estrelas” comemorativas e evocativas da grandeza dessas personagens da nossa memória. Ao inaugurar cada estrela será feito um ciclo de eventos dedicados à personalidade homenageada, dinamizando as ruas, as salas de espetáculos e as coletividades com sessões e performances que reavivem a memória da sua obra e dos seus feitos.

Promoção de um projeto de um complexo de Piscinas ao ar livre para lazer e desporto.
Criar um complexo de piscinas para recreação e para a prática de desportos, antecipando o crescimento do mesmo para vir a incluir uma piscina de ondas e outros equipamentos como, por exemplo, escorregas.







Ambiente e Cidadania




Apoiar o associativismo beneficiando diretamente a comunidade.
Criar uma ligação entre apoios concedidos e os resultados da aplicação dos mesmos em prol da comunidade. Fazer também o acompanhamento da execução das medidas que as instituições propõem realizar com tais apoios pedindo a prestação de contas à autarquia e aos munícipes.

Expansão do número de ecopontos existentes.
Ambiente, expansão do número de ecopontos existentes, de 158 para pelo menos o dobro, criando assim a condições para reduzir o valor pago pelo cidadão relativo ao tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.